sábado, 31 de julho de 2010

INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo em permanente movimento. As relações entre os seres humanos sofrem constantes alterações, porém isso nem sempre é percebido por todos, que não imaginam a importância do processo em que estão envolvidos.
A capoeira,é um rico manancial de humanidade, onde muito se aprende sobre a vida e sobre valores fundamentais para existência humana como a solidariedade, a igualdade, o respeito às diferenças, o compartilhar, o respeito à natureza, a cooperação, o equilíbrio, a humildade, a parceria,entre tantos outros ensinamentos que a sabedoria do nosso povo vem cultivando, preservando e transmitindo de geração em geração ao longo da história do nosso país, resistindo e lutando por manter vivas suas tradições.
Com a falta de programas sociais diversificados voltados para as Atividades Esportivas Lúdicas na comunidade do bairro Dom Expedito, está cada vez maior a número de adolescentes em situação de risco.
Na comunidade existem adolescentes de personalidade forte que, ao deixarem a escola, a família e seus lares para viverem na rua, começam a desenvolver suas habilidades para o sentido negativo da vida; Iniciando um processo de integração entre a Associação Comunitária Pe. Osvaldo Chaves, comunidades, crianças e adolescentes, através do ensino-aprendizado da capoeira, esses despertam suas potencialidades de maneira criativa. E somando-se a esse projeto está à Entidade ABADA Capoeira, representado por Themístocles Almeida de Araújo, acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

JUSTIFICATIVA

À medida que vão aprendendo o jogo da capoeira, tendo contato com outras pessoas de fora do seu meio, num convívio pacífico, recreativo, harmonioso, disciplinar, cooperativo e sendo valorizadas, começam a se integrar na sociedade. A capoeira propicia a elas uma condição de respeito para que consigam respeitar o próximo, conduzindo seus estímulos no sentido positivo da vida. Quando as pessoas começam a se valorizar, fazem com que voltem a estudar, arrumar-se, a verem que têm valor e espaço perante a sociedade.

OBJETIVO GERAL

Propiciar através da capoeira uma integração entre crianças e adolescentes desenvolvendo, a convivência e o crescimento nas competências cognitiva, motora e sócio-afetiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oportunizar um programa de atividade lúdica desportiva na comunidade do bairro Dom Expedito.
Tornar o local de treino um espaço agradável onde, os alunos procurem aproximar-se dele.
Enfatizar nos alunos a sua condição de cidadão da sociedade.
Fazer com que os alunos passem a integra-se de forma respeitosa, cooperativa e harmoniosa com as outras pessoas.
Despertar o espírito solidário entre eles.

METAS

Realizar avaliações mensais, juntamente com o educador e coordenadores da Associação Comunitária, objetivando com isso um maior controle sobre o aprendizado dos alunos, bem como do desenvolvimento do trabalho.
O objetivo maior não é a performance dos jogadores (capoeiras). Muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno.
Este projeto se dispõe a ver o aluno como um todo, não se limitando apenas a enxergá-lo como uma pessoa que somente tenha uma performance ou rendimento, mas também observar suas emoções, afetividade e prazer pela vida.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

-Atividades de integração de grupo.
- Sensoriais.
- Valências físicas respeitando a faixa etária dos alunos.
- Culturais como (maculêlê, samba de roda e puxada de rede)